Segunda é dia de:


“(...) Vou me distrair, vou pestanejar, vou engatilhar

Mas, não disparar e ai de você.
Se não me entender
Não me faças caso, ou vou me perder
Entre chuva má ou mágoa sem cessar...”

Vanguart é uma banda de folk rock formada no ano de 2002 em Cuiabá, Mato Grosso, pelo vocalista e violonista Helio Flanders. Originalmente, Vanguart (nome retirado de um vídeo sobre Andy Warhol) era um ato solo de Helio Flanders, logo após sair de um grupo de glam rock. Em seu quarto, Helio tocava violão, teclado e cantava, mandando tudo para o computador. Antes de ir para a Bolívia, no ano de 2003, Helio gravou dois discos: Ready To... e The Noon Moon, que não chegaram a ser oficialmente lançados, foram apenas distribuídos para amigos próximos. Em entrevista à revista Outracoisa, em julho de 2007 Helio disse: "O 'The Noon Moon' tinha canções que a gente regravou num EP, é um disco que dá para entender o que é o Vanguart.

Em 2005, a banda começou a participar de festivais independentes, o que fez com que seu som chegasse à outras pessoas. Em 2006 foi lançado o single "Semáforo", que fez muito sucesso na cena independente do Brasil. Em dezembro de 2006, o grupo entrou em estúdio para gravar seu primeiro álbum, Vanguart. O álbum foi lançado em julho de 2007 na revista Outracoisa. Em 26 de Abril de 2008, a Vanguart se apresentou na Virada Cultural, evento que ocorre em São Paulo, no Palco Festivais Independentes, junto com bandas como Mundo Livre S/A, Luisa Mandou Um Beijo, Los Porongas, entre diversos outros artistas, seu show foi considerado um dos melhores de toda a Virada, sendo destaque no jornal Estado de São Paulo. Em 11 de dezembro de 2008, no Avenida Club, em São Paulo (SP), a banda gravou o CD e DVD "Multishow Registro Vanguart", que contou com a participação dos convidados: Maestro Arthur de Faria, Luiz Carlini, Quarteto de Cordas, entre outros. Em 2011, a banda lançou o disco "Boa Parte de Mim Vai Embora", composto por 13 faixas. O álbum conta com a participação da violinista Fernanda Kostchak (ex-integrante do grupo sertanejo Barra da Saia, de São Paulo).

O Vanguart é bastante influenciado por artistas de samba, folk rock, blues e rock clássico, tais como Johnny Cash, Dorival Caymmi, Bob Dylan, Jupiter Maça, The Beach Boys, The Velvet Underground, The Beatles e Neil Young como também de estilos musicais típicos do Mato Grosso. Seu repertório inclui músicas em três idiomas: português, inglês e espanhol. Essa variação linguística foi um dos principais impasses na hora de selecionar as músicas que fariam parte de seu primeiro álbum. Segundo Helio Flanders, "Todo mundo queria um disco em português." Entretanto tornou-se um som bastante agradável.

0 comentários:

Postar um comentário