Dica de Leitura:



Aproveitando o mês de julho, achei sensato começar o quadro "Dica de Livro" com um aniversariante deste mês. Estou falando do escritor norte-americano Ernest Miller Hemingway, conhecido popularmente como Hemingway, nascido em 21 de julho de 1899. 

A minha dica, então, é o livro O Velho e o Mar, um grande romance para novos leitores e leitores nem tão novos assim.

Síntese: Santiago, um velho pescador cubano que ficara 84 dias sem pescar nada, promete acabar com a sua onda de azar. Sua sorte tem a forma de um merlin gigante, o maior peixe que já pescara. Após três dias de luta com o merlin no Golfo do México, Santiago volta para o porto, carregando a razão de seu combate transformada numa carcaça por tubarões.
Depois de passar quase três meses sem fisgar um peixe, escarnecido pelos colegas de profissão, o velho Santiago enfrenta o alto-mar, sozinho, em seu pequeno barco. Quer provar aos outros e a si mesmo que ainda é um bom pescador. É em completa solidão que ele travará uma luta de três dias com um peixe imenso, um animal quase mitológico, que lembra um ancestral literário, a baleia Moby Dick. À medida que o combate se desenvolve, o leitor vai embarcando no monólogo interior de Santiago, em suas dúvidas, sua angústia, sentindo os músculos retesados, a boca salgada e com gosto de carne crua, as mãos úmidas de sangue... o resto, você pode ler e conferir.

0 comentários:

Postar um comentário